Juazeiro gera mais de 5 mil toneladas por mês de lixo doméstico e comercial, que são depositados no Aterro Controlado, localizado no KM - 12 da BA-210. Os trabalhos são fiscalizados pela Secretaria de Serviços Públicos e executados pelas empresas terceirizadas Vale Norte e ART Construtora e Serviços, com o auxílio de 12 caminhões compactadores e 57 coletores, garantindo assim a conservação dos espaços e o bem-estar da população.
Mensalmente é percorrida uma área de 1640 km, beneficiando 56 bairros e 38 comunidades rurais com o serviço. Nas ruas sem pavimentação para os caminhões compactadores, os resíduos são recolhidos manualmente pelos coletores.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, o serviço de coleta tem contribuído diretamente para a melhoria da saúde da população e para uma cidade mais organizada. Eduardo ainda destaca que para desenvolver esse trabalho da melhor forma possível é fundamental a participação e contribuição dos próprios moradores.
“É importante que, juntamente com os serviços executados a população se conscientize de seu papel neste trabalho, colocando os sacos de lixo horas antes de o caminhão coletor passar, em cada bairro e acondicionando seu lixo de maneira correta, evitando que a sujeira possa se espalhar pelas vias públicas e prejudicar a manutenção e limpeza da cidade”, disse o secretário.
Para o melhor funcionamento do serviço de coleta de lixo domiciliar, a Prefeitura e Vale Norte elaboraram uma programação com dia e hora para a execução do trabalho em todos os bairros da cidade e zona rural. O serviço é realizado diariamente, porém, em dias alternados em alguns bairros.
“A coleta é iniciada a partir das 7h se estendendo no período diurno e noturno, e é dividida por regiões através de uma programação específica disponibilizada no site da Prefeitura de Juazeiro e através de folheto já distribuídos nas residências”, contou Eduardo.
Segundo o coletor Deilson da Silva, o serviço de coleta domiciliar é prestado regularmente, entretanto alguns moradores insistem em descartar o lixo doméstico em horário inadequado. "O lixo deve ser colocado em frente à residência somente no dia da coleta. Se houver acúmulo de um dia pro outro, basta armazená-lo bem fechado no próprio quintal. Não há necessidade deste descarte fora de hora. Com esse hábito simples a população pode contribuir muito para a manutenção da limpeza da cidade", ressalta Deilson.
Na opinião da moradora do bairro Santo Antônio, Adriana dos Santos, a limpeza da cidade não é de responsabilidade apenas do governo municipal, mas também de toda a população. "Para que a cidade esteja sempre limpa, o ideal é que as pessoas se conscientizem da necessidade de produzir menos lixo e contribuir com a limpeza colocando o lixo antes de o caminhão coletor passar no bairro, evitando o seu descarte irregular nas vias. Desta forma, além de preservar o meio ambiente, é uma forma de respeito com os profissionais que cuidam da limpeza", finalizou Adriana.
Por Elaine Barbosa/SESP
0 Response to "MAIS DE 5 MIL TONELADAS DE LIXO – COMERCIAL E DOMICILIAR SÃO RECOLHIDOS POR MÊS EM JUAZEIRO"
Postar um comentário